1/2
  • Por Roque Tomazeli

Tendas de pinhões na RS 115 em Gramado na mira dos vereadores

Uma verdadeira invasão de tendas de vendedores de pinhão e de mel na faixa de domínio do Daer na RS 115, entre os Três Pinheiros e a Várzea Grande, foi intensamente debatida na sessão da Câmara Municipal segunda-feira, dia 17.

Foto: Roque Tomazeli

Tenda de pinhão na RS 115 - Várzea Grande

De maneira geral, os vereadores querem que a Prefeitura de Gramado justifique a intervenção feita na área do acostamento e que esclareça quem está fornecendo materiais como madeira, britas, serviços de terraplenagem e aponte quem autorizou a poda de vegetação.

O vereador Volnei da Saúde (PP) disse que máquinas da Prefeitura de Gramado realizam serviços de terraplenagem no acostamento e que tem sido procurado por muitas pessoas que também querem autorização para montar pontos de vendas na beira do asfalto.

– Não sei quem dá licença, se a EGR, o Daer ou a Prefeitura. O fato é que uns têm e outros não têm. Arrancam hortênsias e constroem casinhas. É uma preocupação – relatou.

A vereadora Manu Caliari (PRB) também duvidou da legalidade da ocupação. “Defendo o empreendedorismo, mas onde fica a questão da limpeza tão exigida pela Vigilância Sanitária para os outros, se lá não existe local para fazer as necessidades básicas e nem higiene pessoal, pois vendem pinhão cru e cozido?”, questionou.

DEFESA

O vereador Professor Daniel (PT), líder do governo Fedoca Bertolucci na Câmara Municipal, admitiu a intervenção da Prefeitura nos locais para evitar acidentes, e que pode haver padronização das construções dos pontos de venda na beira da RS 115.

– Eles têm uma associação. É uma atividade cultural extrativista que o meu mandato defende. Claro que não podemos deixar que o número atual de cerca de 30 salte para 100 vendedores – contemporizou o vereador do PT.

Problema igual cresce na RS 235, na altura da Linha carazal, saída para Nova Petrópolis, onde vários vendedores de pinhão e mel ocupam a faixa de domínio, pondo em risco a segurança pessoal e no trânsito.

#InvasãoRS115 #Daer #EGR #PrefeituradeGramado #RepórterGramado