top of page
  • Por Roque Tomazeli*

Teleassistência: dicas para o profissional da saúde se comunicar melhor com o paciente

A pandemia do coronavírus popularizou o atendimento à saúde feito de forma remota (teleassistência) e trouxe novos desafios para os profissionais da área. Um deles é a necessidade de aprimorar a comunicação com os pacientes, já que o contato passou a ser apenas por vídeo e voz.

Curso é voltado para profissionais da saúde


Para ajudar a comunicação entre paciente e profissional da saúde, a AsQ Mind, plataforma de ensino do setor, lançou o curso gratuito Desafios da Comunicação na Teleassistência à Saúde, abordando técnicas e estratégias para melhorar a comunicação e superar barreiras que dificultam essa conexão.


SOBRE O CURSO

O curso é ministrado pelo enfermeiro Everson Bertazo, especializado em Psicologia Positiva, Ciência do Bem-Estar e Autorrealização, e pela psicóloga Débora Almeida, com formação em Personal & Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching e especialização em Mindfulness pela Nutrição & Consciência.


No curso, o aluno recebe informações sobre linguagem não verbal por meio da comunicação assertiva e empática, conceito desenvolvido pelo psicólogo Marshall Rosenberg.


As inscrições são gratuitas e estão abertas até 30 de agosto.


Informações:


COMUNICAÇÃO NA TELEASSISTÊNCIA

Dicas dos profissionais ministrantes do curso para melhorar a comunicação na teleassistência:


Seja gentil sempre, a gentileza gera acolhimento;


Faça uma escuta ativa, procure entender o pedido por trás da mensagem. Se necessário, faça uma pergunta aberta para que ele possa explicar melhor o contexto;


Entendido o problema, faça perguntas fechadas, que possam ser respondidas com sim ou não;


Seja empático, ouça sem julgamentos para identificar a real necessidade do paciente;


Faça uma observação objetiva dos fatos, sem tentar projetar as suas próprias vivências no outro;


Ao final do atendimento, valide todas as tratativas.


*Com All Press Comunicação (e foto)

bottom of page