1/2
  • Imprensa TJ*

Semana Nacional da Conciliação acontecerá em novembro

Mobilização dos tribunais brasileiros para solucionar conflitos de forma pacífica e rápida, a Semana Nacional da Conciliação será realizada entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro. O mutirão nacional organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem como objetivo encerrar milhares de processos judiciais por meio da conciliação e permitir que a sociedade consiga solucionar o maior número de conflitos possível de maneira pacífica, segura e célere.

Crédito foto: Roque Tomazeli | RG

Forum da Comarca de Gramado

No RS, as Comarcas ainda estão organizando as suas pautas de audiências.

Interessados podem buscar informações em um dos 35 Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs) em atividade no Estado, ou no Foro da sua Comarca.

POLÍTICA NACIONAL

A conciliação é orientada pela Resolução CNJ n° 125/2010, que instituiu a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário. A solução de conflitos pela via da conciliação dispensa a atuação imediata de advogados e do juiz, que apenas valida formalmente os acordos negociados entre as partes.

Dados do Conselho Nacional de Justiça apontam que, desde 2006, quando o evento foi realizado pela primeira vez, já foram realizadas mais de 2 milhões de audiências, alcançando cerca de R$ 10 bilhões em valores homologados.

CEJUSCs

Atualmente, o Rio Grande do Sul conta com 35 CEJUSCs. Confira a relação no link a seguir: http://www.tjrs.jus.br/site/processos/conciliacao/nucleo.html

*Texto da jornalista do Tribunal de Justiça do RS Janine Souza, reproduzido aqui integralmente, exceto a foto.

#ForumdeGramadosemanadaconciliaçãonacional #RepórterGramado

ÚLTIMAS NOTÍCIAS