1/2
  • Por Roque Tomazeli

Secretaria da Cultura organiza I Festival Internacional Literário

A Feira do Livro de Gramado passará a ser denominada de Festival Internacional Literário de Gramado (FiliGram), com previsão de ocorrer em setembro de cada ano, no entorno do Centro de Cultura Prefeito Arno Michaelsen, no Lago Joaquina Rita Bier.

No ano da 25ª edição, ideia é de levar a Feira do Livro para o entorno do Centro de Cultura Arno Michaelsen e criar o FiliGram

Além da alteração de data e local (antes era no Centro), o FiliGram pretende trazer para Gramado escritores nacionais e autores internacionais.


Com tema “O livro está na mesa: o papel da literatura em momentos de transformação”, o evento está sendo montado para integrar, ainda, outros segmentos culturais, como música e teatro.


Segundo o secretário da Cultura, Ricardo Bertolucci Reginato, Gramado tem protagonismo naquilo que faz e o desejo é de entregar essa mesma lógica a um festival literário que tenha a cara da cidade.


– Penso que está na hora de contarmos com um grande evento literário, que reúna aqui o melhor da literatura mundial, democratizando acessos e conectando comunidade local e visitante ao rico mundo das letras – diz.


LIC

Conforme a informação oficial, o projeto do FiliGram foi aprovado para captação pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC) e o evento já pode receber patrocínio via isenção fiscal de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).


Agora, a expectativa da organização é de ser aprovado para captação através do Imposto de Renda, por meio da Lei Rouanet.


Crédito foto: Roque Tomazeli