1/2
  • Por Roque Tomazeli

Projeto de professores da EMEF Senador Salgado Filho concorre a prêmio do Sebrae

Um projeto de 2019, dos professores Márcia Borowski e Paulo Leandro dos Santos, da Escola de Ensino Fundamental Senador Salgado Filho, no Bairro Piratini, incentivando o empreendedorismo entre os alunos do 8º ano, foi selecionado para a fase estadual do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora – que tem como objetivo identificar e reconhecer as melhores práticas da educação empreendedora no Brasil.

Gramado na torcida pelo resultado de terça-feira, 15


No projeto, denominado “Handmade – Pequenos Empreendedores”, os alunos foram desafiados a criar um produto que depois seria vendido em uma feira na própria escola.


A atividade escolar contemplou vários conteúdos das disciplinas da Base Nacional Curricular, buscando uma aplicação prática. Na aula de artes, os alunos puderam criar uma marca; na aula de ciências, pensaram de que forma esse produto poderia ser sustentável; e na aula de matemática, eles analisaram qual seria o custo de produção e o lucro que a venda geraria.


Por fim, a feira aconteceu e contou com a participação de toda a comunidade escolar, com o lucro das vendas revertido para o tratamento de saúde de uma aluna da escola.


– Foi uma surpresa e uma alegria quando o Sebrae ligou para dizer que nosso projeto foi selecionado – comemorou a professora e idealizadora, Márcia Borowski, que fez a inscrição do projeto na 2ª Edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora.


Já o professor e colaborador, Paulo Leandro Santos, avaliou que foi uma atividade completa e muito importante.


– O principal objetivo era pensar no futuro dos alunos e unir o ensino teórico da escola com a prática para a vida, porque quando a gente aprende fazendo, a gente não esquece mais – disse.


CLASSIFICAÇÃO

O Projeto “Handmade – Pequenos Empreendedores” ficou entre os oito finalistas estaduais e a premiação vai acontecer na terça-feira, 15, quando o campeão será revelado.


Se vencer, o projeto dos professores gramadenses concorre na categoria nacional.


Crédito foto: Roque Tomazeli