1/2
  • Por Roque Tomazeli

Fórum com palestras e balanço 2017 reúne educadores da rede municipal

O evento foi na FAURGS, sábado, 2, e conforme estimativa da Secretaria da Educação, 700 pessoas estiveram presentes para acompanhar o relato dos trabalhos desenvolvidos na área em 2017, e um ciclo de palestras.

Crédito foto: Carlos Borges | PM

I Fórum Educação em Conexão com o Futuro teve grande participação de profissionais da área

Na abertura, o prefeito Fedoca Bertolucci (PDT) destacou os cuidados que se deve ter com a educação, saúde e saneamento, como das funções mais importantes na sociedade. O prefeito também informou que já enviou um novo projeto de lei para o Legislativo, tratando da eleição direta para diretores e vice-diretores das escolas.

– Não é possível que os professores não sejam protagonistas do processo eleitoral. Isso é parte da democracia. Na nossa visão, não houve inconstitucionalidade, mas não queremos polemizar e um novo projeto foi encaminhado à Câmara – disse o prefeito.

2017 NA EDUCAÇÃO

A secretária da Educação, Gilça Silva, apresentou os projetos, ações e atividades da pasta, desenvolvidos este ano, em uma área que conta com 764 profissionais, 27 escolas e 5.082 alunos.

Entre os principais avanços estão, segundo relato da secretária, a concessão de 1/3 da jornada de trabalho do professor para hora-atividade; a implantação de um método (Boquinha) para reduzir o índice de reprovação escolar, a realização do Desfile Cívico, o projeto EducaVídeo e a inauguração da Universidade Aberta do Brasil (UAB), de ensino gratuito.

PALESTRAS

Temas como nutrição na alimentação escolar, com a nutricionista Thayse Oliveira; a fonoaudiologia na educação, com a fonoaudióloga Lianara Rovani; o bem-estar e equilíbrio na vida profissional, com os psicólogos Simone Grohs e Hector Nievas; e o papel da escola que encanta e transforma a vida, com o professor e doutorando em Ciência da Educação, Max Haetinger, fizeram parte das palestras.

#IFórumEducaçãoemConexãocomoFuturo #RepórterGramado