1/2
  • Roque Tomazeli

Prefeitura de Gramado prepara compra de vacinas contra a Covid-19

A Câmara Municipal aprovou nesta sexta-feira, 12, projeto de lei do Executivo dando autorização legislativa para a compra de vacinas contra a Covid-19. O texto segue para sanção do prefeito Nestor Tissot (PP).

Hospital São Miguel, sob intervenção do Município há cinco anos, atende pacientes infectados pelo vírus

Em fevereiro, Tissot havia assinado uma carta de intenção de compra com a Ecosafe Solutions, responsável pela distribuição da vacina Oxford/AstraZeneca, e com os consórcios formados pela Frente Nacional de Prefeitos e Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul.


Porém, conforme entendimento da própria Prefeitura, amparado em decisão do Supremo Tribunal Federal, a responsabilidade de disponibilizar doses da vacina contra a Covid-19 é do governo federal.


– Nem os governadores, tampouco os prefeitos poderão adquirir as doses neste primeiro momento. A aquisição será feita somente se o governo federal falhar no cumprimento do Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19 – explicou o prefeito.


GOVERNO FEDERAL

Na quarta-feira, 10, o presidente Jair Bolsonaro sancionou legislações autorizando a compra de vacinas por estados, municípios (que pagarão pelas doses) e o setor privado – este terá de doar para o SUS até a vacinação dos grupos prioritários e, posteriormente, aplicar as vacinas gratuitamente.


Crédito foto: Roque Tomazeli