top of page
  • Por Roque Tomazeli*

Nota oficial da Prefeitura de Gramado

Gramado decreta situação de calamidade pública nos serviços municipais por falta de combustíveis

O prefeito de Gramado, João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, assinou Decreto nº 080/2018, no final da manhã desta quinta-feira (24), determinando situação de calamidade pública nos serviços municipais, em virtude do desabastecimento e/ou escassez de combustíveis, visando economizar recursos para a área considerada essencial, a saúde.

Crédito foto: Carlos Borges | PM

Prefeito Fedoca Bertolucci assinou decreto determinando situação de calamidade pública

A greve nacional dos caminhoneiros contra o aumento dos combustíveis vem afetando de igual modo os serviços públicos oferecidos pelo Executivo.

Dessa forma, a partir da publicação, ficam suspensas as aulas, na rede municipal, e o transporte escolar oferecido pelo município, bem como as obras que necessitam do apoio das máquinas do Executivo. Os serviços da saúde não ficam prejudicados, nem o recolhimento de resíduos, visto que é caso de saúde pública.

O decreto fica vigente até a próxima segunda-feira (28), à meia-noite, podendo ser antecipado ou prorrogado, caso persista a situação do desabastecimento ou mesmo seja revertida.

A administração alerta que não haverá paralisação nas secretarias e no Paço Municipal, mas fará a racionalização dos recursos, como por exemplo os veículos oficiais do Executivo, que serão usados em medidas de extrema urgência, priorizando os serviços de saúde. Porém, ficam suspensos os prazos processuais dos processos administrativos em tramitação.

“Essas medidas afetam toda a economia nacional, portanto estamos sendo profundamente atingidos por elas, sobretudo aquelas que proíbem livre acesso à cidade. Essas circunstâncias chegaram ao ponto da insuportabilidade, razão pela qual foi assinado o decreto de situação de calamidade pública. Por hora Gramado viverá este momento de inusitada apreensão, esperamos que essa situação se regularize até segunda-feira, para que possamos retornar às nossas atividades cotidianas”, disse o Prefeito Fedoca.

Leia o DECRETO na íntegra clicando no link: https://goo.gl/B7Wh7W

Coleta de resíduos terá adequação em Gramado

Os serviços de coleta de resíduos urbanos serão modificados provisoriamente devido aos bloqueios nas estradas, falta de combustível e ameaças à integridade dos coletores da empresa responsável pelo serviço.

Desta forma, a coleta será realizada pela Prefeitura em caráter emergencial, para evitar o acúmulo excessivo de resíduos. Para tanto será utilizada a estrutura que dispõem as secretarias de Meio Ambiente, Obras e Agricultura.

Solicitamos à população, que, para colocação dos seus resíduos nas vias públicas, observe os horários de coleta que serão divulgados em breve no site da Prefeitura, pois dessa forma se evita a produção de líquido mal cheiroso (chorume) e a proliferação de vetores como ratos e baratas que trazem riscos à saúde de toda comunidade.

Os grandes geradores de resíduos como Hotéis, Restaurantes, Condomínios, poderão nesse período emergencial, encaminhar seus resíduos diretamente à estação de Transbordo Municipal, na Rua Serafim Benetti, nº 1200, no bairro Mato Queimado, no horário das 9h às 16h.

*Texto da Comunicação da Prefeitura, reproduzido integralmente.

Comentarios


bottom of page