top of page
  • Por Roque Tomazeli

Pequenos negócios gaúchos mobilizados no final de ano

Conforme levantamento do Sebrae RS, 65% das empresas planejam ações especiais para aquecer as vendas neste final de ano. O estudo que monitora o comportamento dos pequenos negócios no Estado também aponta que 24% das empresas pretendem aumentar o estoque de produtos e de matéria prima em razão das festas de final de ano.

André Vanoni de Godoy


A mesma proporção de negócios planeja ações promocionais: 16% irão promover o lançamento de novos produtos e serviços e 17% querem adaptar os existentes para atender às demandas do período considerado especial para os 94% dos empreendedores gaúchos.


A PESQUISA

Em sua 28ª edição, a pesquisa elaborada pelo Sebrae RS foi realizada entre os dias 26 de outubro e 11 de novembro e contemplou empreendedores de Micro e Pequenas Empresas (MPE) e os Microempreendedores Individuais (MEI) gaúchos.


– É uma época de tradicional demanda para muitos segmentos da economia. Além de considerar o pagamento do 13º salário e as festividades de Natal e Réveillon, este ano a Copa do Mundo será um atrativo a mais para os negócios com apelo extra ao consumo – disse o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy.


PIX

A análise do comportamento dos pequenos negócios gaúchos realizada pelo Sebrae RS indicou ainda o PIX como a forma mais empregada pelos estabelecimentos para as transações comerciais. A ferramenta, lançada há dois anos, é a mais usada por 38% das empresas, seguida pela utilização de cartão de crédito (25%) e dinheiro em espécie (17%).


Crédito foto: Zé Carlos de Andrade


bottom of page