1/2
  • Por Roque Tomazeli

Parque Gaúcho presente no Acampamento Farroupilha de Porto Alegre

O Parque Gaúcho de Gramado está presente no Acampamento Farroupilha de Porto Alegre com a exposição “Churrasco Gaúcho e suas Origens” e, em parceria com a Secretaria de Turismo da Capital, é o responsável pela programação cultural do Galpão da Hospitalidade.

Crédito foto: Divulgação | Parque Gaúcho

Parque Gaúcho de Gramado é referência no Conesul em avaliação do Ministério da Cultura

Além da mostra sobre a história e a evolução do churrasco, o parque leva para o galpão da prefeitura, no Parque da Harmonia, uma carreta típica do século XVIII para exibir ao público até o dia 20 de setembro.

Os responsáveis técnicos do parque também estão resgatando os métodos primitivos de preparo do churrasco e de outras comidas típicas do Pampa, com a participação e degustação do visitante nas oficinas gastronômicas.

A programação ainda prevê, no dia 19 de setembro, uma oficina para estudantes de Gastronomia da PUC, com preparo de carreteiro de charque.

Segundo o diretor do Parque Gaúcho, médico Marcos Gomes, “tradição é transmissão dos usos e costumes. Não há como transmitir usos e costumes sem conhecer a origem”.

Outra exposição, também desenvolvida pelo parque em Porto Alegre, é na Câmara Municipal, com a Escola do Mate, que permanece no local até sexta-feira, dia 15.

O Parque Gaúcho de Gramado foi considerado como o principal empreendimento da cultura gaúcha do Conesul em 2013, conforme avaliação do Ministério da Cultura.

#ParqueGaúchodeGramado #ChurrascoGaúcho #RepórterGramado