1/2
  • Por Roque Tomazeli

Arte em Gramado: exposição internacional reúne obras de 120 artistas

É o 27° Festival Internacional Miniarte mostrando técnicas de pintura, tela, desenho e fotografias em exposição no Centro Municipal de Cultura até 30 de junho. Nesta edição, o Miniarte ganhou o tema Fantasia e tem a artista plástica de Porto Alegre Ena Lautert, de 93 anos, como destaque.

Crédito foto: Roque Tomazeli I RG

Coordenadora do Miniarte, Clara Pechansky, fala na abertura do evento

O Miniarte foi criado em 2003 e exibido em vários espaços internacionais, reunindo artistas de diferentes origens em cada edição. Desde 2013, o Miniarte é parceiro da Organização Mundial de Artistas Integrados (OMAI México). Em 2014, passou a fazer parte da Fundação MAI Colômbia, de Bogotá.

CONVIDADOS

De honra: pintor Jorge Luis Hurtado Reyes, diretor da Universidade Autônoma de Sinaloa (México); o muralista e escultor Ernesto Ríos Rocha, fundador da OMAI México; pintor Jorge Torres, presidente da Fundação MAI Colômbia.

Especiais: Andrea Garcia (Argentina); Benjamin Swatez (Estados Unidos); Bernadete Conte (Estados Unidos); Carolina Villa (Argentina), Els Van Asten (Holanda); Felipe Drago (Chile); Pilar Gómez (Colômbia); os artistas brasileiros Beatriz Balem Susin; Eliane Santos Rocha; Liana Timm; Maristela Salvatori.

A abertura oficial da exposição foi sábado, dia 20, com a presença do prefeito Fedoca Bertolucci, do secretário da Cultura, Allan John Lino, público e artistas.

O Miniarte é um evento vinculado à Secretaria Municipal da Cultura e acontece pela quarta vez em Gramado, com apoio da Associação Chico Lisboa, a mais antiga associação de artistas do Brasil, fundada em 1937.

SERVIÇO

O Centro Municipal de Cultura fica no Lago Joaquina Rita Bier (Rua Leopoldo Rosenfeldt, 818), com visitação de segunda a sexta-feira em horário comercial, com intervalo ao meio-dia. Diretora: Maria Helena de Oliveira

Informações com a coordenadora internacional do projeto, Clara Pechanskiy (51 984438884), e com a artista plástica gramadense Débora Irion

(54 991025173).

#MiniarteOMAIMéxicoMAIColômbia #RepórterGramado