1/2
  • Por Roque Tomazeli*

Livro homenageia profissionais que marcaram a Imprensa gaúcha

Dez comunicadores que marcaram a história da Imprensa do Rio Grande do Sul receberam uma homenagem nesta quarta-feira, 18, em cerimônia no Palácio Piratini. O governo do Estado e a Athos Editora lançaram o quarto volume da série ‘Nomes que fizeram a Imprensa Gaúcha’.

Crédito foto: Karine Viana | Palácio Piratini

Os biografados da publicação são Bira Valdez, Celito de Grandi, Clóvis Duarte, Danilo Ucha, Jayme Copstein, Jose Abraham, Paulo Sant’'na, P.F. Gastal, Plínio Saraiva e Tatata Pimentel.

O governador José Ivo Sartori, a primeira-dama Maria Helena Sartori e a secretária de Comunicação, Isara Marques, participaram da cerimônia.

"Este tipo de reconhecimento é vital para a história da Imprensa gaúcha. Os homenageados nos deixaram um legado importante e também muitas saudades. Desejo vida longa ao projeto e muito sucesso a essa nova edição", disse a secretária.

O diretor-geral da editora e da Revista Press, Julio Ribeiro, falou sobre o significado de reconhecer os colegas que já morreram: "Nós, os jornalistas de hoje, não inventamos a roda. Muita gente boa já fez muita coisa importante. Não existe democracia sem Imprensa livre. Jornalismo tem que publicar o que alguns não desejam ver publicado. O resto é publicidade. E estes queridos companheiros fizeram muito neste sentido".

* Com Secretaria da Comunicação do governo do Estado.

#Imprensagaúcha #RepórterGramado