1/2
  • Por Roque Tomazeli

Mulher: empreendedorismo, mercado de trabalho e legislação em debate

Com palestrantes para tratar de temas relacionados ao mercado de trabalho, violência, desigualdade social e do empreendedorismo como agente transformador da mulher, o Gabinete da Primeira-Dama Bianca Bertolucci e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM) promoveram um evento que marcou os 11 anos da promulgação da Lei Maria da Penha.

Crédito foto: Carlos Borges I PM

Ana Carolina, Yaskara Goltz, Adriana Moreira, Fedoca e Bianca Bertolucci, Gustavo Barcellos

Bianca lembrou que a Lei Maria da Penha foi criada a partir dos relatos de uma mulher vítima de agressões físicas do marido e destacou que agressão não é somente aquela que lesiona a pessoa, mas que também é “aquela que fere moralmente a cabeça e o coração de muitas mulheres“, nas formas que podem ser psicológica, moral, patrimonial ou sexual.

MERCADO DE TRABALHO

A advogada e palestrante Ana Carolina Tavares Torres, do grupo LawWomen in Mentoring Brazil, relatou que recentes pesquisas sobre a participação da mulher no mercado de trabalho mostram que quanto maior é o cargo ocupado, maior é a diferença salarial entre ela e o homem na mesma posição.

Segundo projeção citada por Ana Carolina, só após o ano de 2085 deixará de haver desigualdade salarial. Ainda, segundo ela, no ano de 2126 as mulheres ocuparão 51% dos cargos de diretoria executiva e, no ano de 2213, as mulheres ocuparão 51% dos cargos de alta gerência.

EMPREEDEDORISMO

Com a perspectiva de que qualquer um pode empreender, com qualquer recurso, a empresária (idealizadora da IDEAR – Educação Corporativa) e palestrante Yaskara Goltz apresentou as características semelhantes dos empreendedores de sucesso.

De acordo com Yaskara, ter um objetivo, projetar o negócio, construir uma rede de contatos e cativar o cliente fazem a diferença na hora da escolha de um serviço ou produto.

O prefeito Fedoca Bertolucci (PDT), o delegado de Polícia Gustavo Barcellos e a presidente do COMDIM, Adriana Moreira, prestigiaram o evento realizado terça-feira, dia 8, no auditório da Prefeitura.

#MariadaPenha2017Gramado #RepórterGramado