1/2
  • Por Roque Tomazeli

Matriz São Pedro com iluminação permanente

Um grupo de gramadenses organiza uma campanha comunitária para arrecadar R$ 351 mil, a fim de deixar a Igreja Matriz São Pedro iluminada externamente à noite o ano inteiro. A previsão é de entregar a obra até o final de novembro.

A Igreja Matriz São Pedro foi inspirada no estilo arquitetônico romano, e exigiu perto de 72 mil pedras de basalto nos seus 23 metros de comprimento, 16 metros de largura e 15 metros de altura (a torre mede 44 metros).

Crédito imagem: Divulgação | Insider 2 Comunicações

Igreja Matriz São Pedro é um dos atrativos construídos mais fotografados de Gramado (imagem projeto)

– A ideia de iluminação da igreja vem do estilo arquitetônico adotado na sua construção, o romano, o que caracteriza uma iluminação mais europeia e atemporal, com utilização de cores sóbrias, e variações de tonalidades de brancos para dar a sensação de elevação aos céus – explica a arquiteta Emili Lazaretti (desenvolveu o projeto voluntariamente, com a empresa AEC Iluminações).

Segundo o pároco Celestino Fritzen, há bom tempo é pensado em melhorar a iluminação da Igreja Matriz São Pedro, obra agora possível graças à participação comunitária. Até o momento, já foram arrecadados R$ 250 mil para o projeto de iluminação definitiva. Para contribuir, os interessados devem procurar a Secretaria Paroquial.

A administração dos recursos será feito pelo Conselho Administrativo da Paróquia, e a execução ficará a cargo da Prime Soluções Elétricas.

#IgrejaMatrizSãoPedroiluminação #RepórterGramado