top of page
  • Por Rodrigo Callais*

Em defesa salarial dos trabalhadores da hotelaria e gastronomia na região serrana

A economia brasileira está descontrolada e ninguém aguenta mais a inflação. Os aumentos dos preços dos alimentos, combustíveis e energia têm castigado as famílias de trabalhadores e os mais pobres. A cesta básica no Rio Grande do Sul já subiu mais de 30% nos últimos 12 meses, segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE); e aqui, em Gramado, como sabemos, o custo de vida é um dos mais altos do Estado e do País.


A situação é grave e está comprometendo o poder de compra e a renda das famílias dos trabalhadores e das trabalhadoras em hotelaria e gastronomia da região serrana. São estes mesmos trabalhadores que, com sua dedicação e com a qualidade do seu trabalho, mantêm a alto nível do atendimento deste que é considerado um dos mais importantes destinos turísticos do Brasil.


REAJUSTE JÁ

Diante desta situação, o Sindicato dos Trabalhadores em Hotelaria e Gastronomia de Gramado (SINTRAHG) defende o reajuste de 13% nos salários nesta campanha salarial como forma de recuperar parte das perdas com a inflação real, que é maior que os índices oficiais, como todos nós sabemos e constatamos ao ir às compras nos supermercados.


PAUTA ECONÔMICA É EXCLUSIVA NESTE ANO

Neste ano, o foco da campanha é somente o reajuste salarial, porque os demais direitos da Convenção Coletiva da categoria têm validade por dois anos, ou seja, serão negociados novamente somente em 2023.


É justo e necessário, pelo exposto, que haja este reajuste para os trabalhadores e trabalhadoras do setor em função de termos perdido muito nosso poder de compra em virtude da inflação, por isso o índice de 13% de reajuste. O custo da inflação e da incompetência dos governos não pode recair sobre os nossos ombros! É hora de lutarmos juntos para recuperar nossos salários.


ASSEMBLEIA NO DIA 21 DE SETEMBRO

O slogan da campanha neste ano é NOSSA UNIÃO PRA VENCER A INFLAÇÃO, 13% JÁ. A assembleia que vai aprovar a pauta de reivindicações está marcada para o dia 21 de setembro, às 15h30, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Calçado de Gramado (Rua Ernesto Volk, 47, Centro).


*Rodrigo Callais (foto) é presidente do SINTRAHG


Crédito foto: divulgação

bottom of page