1/2
  • Por Roque Tomazeli

Profissionais de enfermagem de Gramado ganham data comemorativa

O projeto de lei de autoria da vereadora Manu Caliari (PRB) foi aprovado na sessão de segunda-feira (8) da Câmara Municipal e instituiu o dia 12 de maio como Dia Municipal dos Profissionais de Enfermagem.

Crédito foto: Divulgação | CM

Vereadora Manu Caliari do PRB

A vereadora justificou a proposição dizendo que, em algum momento da vida, todos acabam necessitando do atendimento de um enfermeiro ou técnico em enfermagem, “que demonstram uma dedicação muito grande, tendo contato direto com os pacientes, cuidando do corpo, da mente e até das famílias dos doentes”.

A ENFERMAGEM

A data escolhida coincide com a do nascimento de Florence Nightingale em 1820, que se destacou por organizar e chefiar uma equipe de 38 enfermeiras voluntárias que partiram para a Guerra da Crimeia (1853-1856) a fim de tratar dos soldados feridos.

Em Londres, ela fundou a Escola de Enfermagem do Hospital St. Thomas, agora Hospital Florence Nightingale.

No Brasil, a Semana da Enfermagem é comemorada entre os dias 12 e 20 de maio. A enfermeira Ana Neri (1814-1880) é considerada a madrinha ou patrona da enfermagem brasileira. Ela participou como voluntária no atendimento aos soldados feridos da Guerra do Paraguai (1864-1870).

#vereadoraManuCaliari #DiaEnfermagememGramado #RepórterGramado