1/2
  • Por Roque Tomazeli

Covid-19: beirando a irresponsabilidade, centenas deixam de receber a segunda dose da vacina

A Secretaria da Saúde aponta baixa procura pela segunda dose da vacina contra o coronavírus. Conforme dados oficiais, dos 400 moradores aguardados até esta quarta-feira, 23, para receber a imunização completa, apenas 13 comparecem aos locais de vacinação.


No total, 132 pessoas residentes no Município já morreram da doença, mas desde o dia 8 não há casos de óbitos citados nos boletins do Centro de Operações de Emergências (COE) em Gramado. Compare:

Boletim do dia 22 (imagem superior)

Boletim do dia 8 (imagem inferior)


O agravante, de acordo com a Secretaria da Saúde, é que enquanto isso as doses não podem ser aplicadas em outras pessoas, pois estão destinadas conforme o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19.


O secretário da Saúde, Jeferson Moschen, reforça a necessidade de completar o calendário vacinal.


– Apenas a aplicação da primeira dose não garante a eficácia da vacina, por isso é preciso que a comunidade retorne aos postos de vacinação para receber a segunda dose. Infelizmente, enquanto isso não ocorrer, as vacinas ficam armazenadas aguardando os interessados, pois o Ministério da Saúde e governo do Estado não permitem que utilizemos as doses em outras pessoas – diz.


Para receber o imunizante, é preciso apresentar CPF, documento com foto, Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) ou comprovante de residência.


A Secretaria da Saúde também lembra que é necessário observar pré-requisitos para receber a dose: não ter feito nenhuma vacina nos últimos 14 dias, não ter tido Covid-19 nos últimos 30 dias, não apresentar sintomas gripais, não ter tido sintomas nos últimos 15 dias e não pode ter tido contato com suspeita e confirmação de coronavírus.


VACINAÇÃO

ExpoGramado:

De segunda-feira a sexta-feira (com exceção de feriados);

Das 9h às 16h30 (sem fechar ao meio-dia).


Centro de Saúde Carlos Altreiter Filho:

De segunda-feira a sexta-feira (com exceção de feriados);

Das 7h30 às 11h30.


Crédito imagens: divulgação PM