- Por Roque Tomazeli*
Prefeito e secretariado conferem início das obras do Centro de Saúde da Várzea Grande
O prefeito Fedoca Bertolucci (PDT) e o secretariado do governo municipal visitaram nesta quarta-feira, 17, o início das obras do Centro de Saúde da Várzea Grande. A construção é uma doação da Gramado BV Resort e Incorporações, Gramado Parks Investimentos e Intermediações e da Gramado Hydros Incorporações, na forma de materiais e mão de obra, necessários para a edificação do prédio de 2.355 mil metros quadrados de área construída, no valor de aproximadamente R$ 4 milhões.
Prefeito Bertolucci (centro, gesticulando) com secretários, presidente da Câmara e representantes da empresa doadora da obra
Segundo o prefeito Fedoca Bertolucci (PDT), a nova estrutura fará uma grande diferença para a Zona Sul do Município.
– Estamos aqui para dar início oficial as obras do Centro de Saúde da Várzea Grande. Este projeto é fruto de muitos estudos. É uma reivindicação antiga da cidade, por isso ele foi muito bem estudado e chegamos a este local. Estimamos entre 18 e 20 meses a obra esteja pronta e eu considero isso uma grande vitória para Gramado – exaltou o prefeito.
Para o secretário da Saúde, João Teixeira, o Centro de Saúde da Várzea Grande é para todos os setores, incluído a iniciativa privada.
– Todas as pessoas poderão contar com uma estrutura muito bem montada quando necessitarem de atendimento médico – disse.
De acordo com as projeções oficiais, o prédio ficará pronto em aproximadamente 20 meses e a nova estrutura terá capacidade de atender cerca de 12 mil pessoas residentes na Zona Sul do Município, incluindo Várzea Grande, Serra Grande, Linha Carahá, Linha Moreira e entorno.
Os vereadores Professor Daniel (PT), Renan Sartori e Everton Michaelsen (MDB), Rosi Ecker Schmitt (Progressistas) e o presidente da Câmara Municipal, Rafael Ronsoni (Progressistas), acompanharam a visita promovida pelo Executivo.
REUNIÕES SEMANAIS E VISTORIAS MENSAIS Equipes da Secretaria de Governança e Desenvolvimento Integrado, da Subprefeitura da Várzea Grande e da Gramado Parks se reunirão semanalmente para avaliar o andamento dos serviços.
Visitas técnicas mensais com representantes da Prefeitura e da Câmara Municipal também estão previstas.
HISTÓRICO A Câmara Municipal aprovou por unanimidade, no dia 13 de maio, o projeto de lei do Executivo que buscava autorização para alterar o uso de uma Área Livre de Uso Público e uma Área de Equipamentos Públicos. A decisão viabilizou a construção do Centro de Saúde da Várzea Grande – uma obra de 2.355 metros quadrados.
O terreno destinado à obra está localizado em ponto central do bairro, devendo facilitar o deslocamento da população, tanto para quem chegar de automóvel como para quem utilizar o transporte coletivo e desembarcar na Avenida 1º de Maio – próximo ao Supermercado Brombatti.
Outra característica, apontada como favorável pela Secretaria de Governança e Desenvolvimento Integrado, órgão responsável pelo projeto executivo, é a condição plana do terreno, oferecendo acessibilidade para idosos, pessoas com deficiências e aproximação de ambulância.
USUÁRIOS A expectativa da Secretaria da Saúde é de atender cerca de 12 mil usuários do serviço público municipal das regiões da Várzea Grande, Serra Grande, Linha Carahá, Linha Quilombo, Linha Moreira e imediações.
*Com Lucas Brito (Prefeitura).
Comments