1/2
  • Por Roque Tomazeli

Envelhecimento ativo é tema de palestra com Alexandre Kalache

Um evento da Secretaria da Cidadania e Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso trouxe para Gramado o médico, diretor do Programa Global de Envelhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2007, e presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil, Alexandre Kalache.

Crédito foto: Divulgação

Atuante em iniciativas como no processo de elaboração do Marco Político de Envelhecimento Ativo (2002) e do projeto Cidade Amiga do Idoso (2007) da OMS, Kalache abordou em palestra o tema “A importância do envelhecimento ativo face à revolução da longevidade”.

Com uma regressão até a década de 1940 e ênfase sobre o aumento da expectativa de vida atual, efeitos das novas tecnologias no envelhecimento, taxa de natalidade no País (mais escolaridade, menos filhos), o palestrante ainda lembrou que lugares como Gramado devem atenção ao turismo do idoso, que tem tempo e até condições de viajar.

O encontro foi no auditório da Prefeitura ontem à tarde, 7, com excelente audiência. De Gramado, o médico Alexandre Kalache, que reside no Rio de Janeiro, seguiu para Veranópolis, a “terra da longevidade”, para novo compromisso.

#ConselhoMunicipaldosDireitosdoIdoso #SecretariadaCidadaniaeAssistênciaSocial #RepórterGramado