1/2
  • Por Roque Tomazeli

Prefeitura de Gramado discute Plano de Desenvolvimento Rural

Construir o “Plano Municipal de Desenvolvimento Rural de Gramado (PMDR)”, a partir da opinião e a troca de experiências com os moradores de cada localidade, é a meta da Secretaria da Agricultura. Para tanto, o órgão promove reuniões semanais no Interior do Município.

Crédito foto: Carlos Borges | PM

Segundo o secretário da Agricultura, Alexandre Meneguzzo, nos encontros os agricultores debatem suas dificuldades e trazem sugestões para o progresso local.

“Em grupo, eles constroem uma linha do tempo e contam a história da sua comunidade. Por isso, destacamos a importância da participação das pessoas idosas, que têm o conhecimento de como se deu o desenvolvimento do nosso Interior”, explica.

Os encontros começaram em outubro e já foram realizados na Linha Furna (foto), Linha Bonita, Linha Nova, São Roque, Linha Ávila Alta e Linha Ávila Baixa. A previsão é de, ainda este ano, alcançar a Linha Araripe, Campestre do Tigre, linha Marcondes, Tapera, Gambelo, Serra Grande Alemã, Linha Hörlle, Carahá, Linha 28, Quilombo, Moreira, Caboclo, Morro do Arame e Morro Agudo.

Depois dos encontros, serão organizadas ações voltadas para o avanço do meio rural no Município, com a construção de objetivos, metas e iniciativas de curto, médio e longo prazo.

No encerramento, o plano será apresentado e discutido em uma grande audiência pública envolvendo agricultores, Executivo e Legislativo.

A Emater e a Universidade Aberta do Brasil (UAB Gramado) são entidades parceiras neste processo. Alunos do curso de bacharelado em Desenvolvimento Rural – Plageder (UFRGS) participam como facilitadores nos debates dos grupos.

A Cooperativa Planalto e o Sicredi apoiam os encontros oferecendo o coffee break.

PRÓXIMAS REUNIÕES

Linha Araripe e Campestre do Tigre: 6 de novembro, na Sociedade da Linha Araripe;

Linha Marcondes: 14 de novembro, na Sociedade da Linha Marcondes;

Linha Tapera: 20 de novembro, local a confirmar;

Linha Gambelo, S. Grande Alemã e Linha Hörlle: 27 de novembro, local a confirmar;

Morro Agudo, Moreira e Caboclo: 4 de dezembro, local a confirmar;

Linha Carahá, Linha 28, Morro do Arame e Quilombo: 11 de dezembro, local a confirmar.

#PlanoMunicipaldeDesenvolvimentoRural #repórterGramadoEleiçãodiretaescolas