top of page
  • PSDB | RS

A trajetória da “vice dos sonhos”

Sob ótica do pré-candidato tucano Geraldo Alckmin, a senadora Ana Amélia (PP-RS) é a “vice dos sonhos” de qualquer candidato. Jornalista, a gaúcha de 73 anos está no seu primeiro mandato. Foi eleita em 2010 compondo a chapa da tucana Yeda Crusius ao governo do Rio Grande do Sul.

Crédito foto: Divulgação | Senado

Nascida em Clemente Argolo, interior de Lagoa Vermelha (RS), em 23 de março de 1945, Ana Amélia de Lemos vem de origem humilde e rural. Filha do marceneiro João Laureano de Lemos e da dona de casa Cilene Daros de Lemos, ambos já falecidos, Ana Amélia é a mais velha dos nove filhos.

Em julho de 1955, aos 9 anos, foi morar em Porto Alegre. Na capital, Ana Amélia foi matriculada no Grupo Escolar Argentina. Quatro anos depois voltou para Lagoa Vermelha, pois não aguentava mais de saudade de sua família.

Quando chegou o momento de fazer o Ginásio, Ana Amélia pediu uma bolsa de estudos ao governador do Estado Leonel Brizola. Recebeu ajuda para pagar livros e o uniforme. No último ano do Normal, começou a trabalhar como auxiliar de disciplina em uma escola pública à noite, e foi graças a esse emprego que conseguiu se transferir para Porto Alegre.

Em 1967, prestou vestibular para o curso de Comunicação de Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Assessorou o marido, deputado estadual da Arena Octávio Omar Cardoso, por um breve período. Exerceu a profissão de jornalista no Jornal do Comércio e na Rádio Guaíba antes de integrar o grupo da RBS, onde permaneceu por mais de três décadas e chegou ao cargo de diretora da sucursal de Brasília.

Em 2010, Ana Amélia se desligou do grupo para candidatar-se ao cargo de senadora pelo Partido Progressista (PP). Venceu o pleito com mais de três milhões de votos, derrotando Germano Rigotto (MDB). A senadora, conhecida por sua dedicação e assiduidade, atua em várias comissões, dando mais atenção a projetos na área de saúde e defesa das causas do agronegócio.

“Ana Amélia também traz à nossa chapa o olhar da mulher brasileira, sempre lutadora e cada vez mais ativa na busca pela igualdade que é sua de direito. Com Ana Amélia ao nosso lado, vamos acelerar os esforços para ampliar o espaço da mulher no mercado de trabalho, no serviço público e na política. Termos mais mulheres líderes”, exaltou Alckmin em seu perfil no Facebook.

*Publicado nesta sexta-feira, 3, na página oficial do PSDB do RS (exceto foto).

bottom of page