1/2
  • Roque Tomazeli

Saiba como o Imposto de Renda pode ajudar crianças e adolescentes de Gramado

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) promove uma campanha de sensibilização para que os contribuintes repassem ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fundica) 3% do Imposto de Renda (IR) devido.

Contribuintes do Imposto de Renda podem destinar parcela para entidades de Gramado


Segundo o vice-presidente do Comdica, Anderson Menezes, esse é um dinheiro que fica aqui e que é aplicado em projetos sociais que envolvem crianças e adolescentes.


A presidente da Apae, Julita Andreis, acrescenta que, ao destinar o recurso do IR ao Fundica, o contribuinte ajudará diretamente as entidades locais na realização de projetos e ações.


PERDA

Conforme estimativa do Comdica, em 2021 um montante de aproximadamente R$ 500 mil deixou de ser destinado para o Fundica e de alcançar instituições de Gramado que atendem crianças e adolescentes.


COMO FAZER

Instruções do Comdica:


No momento de fazer a declaração do IR, destine 3% do valor devido ao Fundica;


Para contribuir, opte pela declaração no modo completo (no simples não existe essa possibilidade de destinação);


O próprio formulário de declaração já indica, antes da finalização do processo, a opção de destinação do IR devido. Indique o Fundica de Gramado;


O montante destinado é dividido entre as entidades inscritas no Fundica, mediante a apresentação de projetos sociais que beneficiam crianças e adolescentes;


O prazo para declaração do IR inicia na segunda-feira, 7, e segue até o dia 29 de abril.

COMDICA

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Gramado é composto pela Pastoral do Menor Adolescente (Pama), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Sonho Olímpico Gramado, Instituto Santíssima Trindade, Associação Hajime e Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).


Crédito foto: Roque Tomazeli