1/2
  • Por Roque Tomazeli*

São Francisco de Paula é destaque em gestão fiscal no RS

São Francisco de Paula, com quase 22 mil habitantes, é o município mais bem avaliado no Estado em termos de gestão fiscal no ano de 2020, conforme o Índice Firjan** de Gestão Fiscal, tendo recebido nota máxima (que vai até 1,0) em todos os indicadores. Gramado ficou com a avaliação considerada boa, com 0.6577 (nota que vai até 0.8). Os dados foram divulgados na quinta-feira, 21.

Cidade serrana, São Francisco de Paula é destaque em gestão fiscal com nota máxima em todos indicadores


Para figurar no topo do índice, São Francisco de Paula apresentou excelência em todos os indicadores analisados, como elevada capacidade de geração de receita local para fazer frente a seus custos de existência, baixa rigidez do orçamento com a folha de salários do funcionalismo público, planejamento financeiro eficiente e patamar adequado de investimentos.


O índice é inteiramente construído com base em resultados fiscais oficiais, declarados pelas próprias prefeituras à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), e é composto por quatro indicadores: Autonomia, Gastos com Pessoal, Investimentos e Liquidez.


Segundo a Firjan, foram analisadas as contas de 492 dos 497 municípios gaúchos, onde vivem 11,4 milhões de pessoas – 99,7% da população estadual.


*Com informações Firjan

**Federação das Indústrias do Rio de Janeiro


Crédito foto: divulgação PM