1/2
  • Por Roque Tomazeli

RS é o quarto no País em emissão do Selo Turismo Responsável

Criado para que consumidores se sintam seguros ao viajar mesmo durante a pandemia, o Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro identifica locais que cumprem protocolos para a prevenção da covid-19. Com quase 2,2 mil selos emitidos, o Rio Grande do Sul ocupa a quarta posição no País em número de estabelecimentos cadastrados.

Hotelaria é o segmento do turismo que mais obtém o selo


São 15 categorias de estabelecimentos e atividades que vão desde meios de transporte e hospedagem até casas de espetáculos e empresas de alimentação.

Para receber o selo, estabelecimentos e guias de turismo precisam estar inscritos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e comprovar o cumprimento de protocolos de higiene e segurança, que são específicos para cada tipo de atividade.


O RS apresenta em primeiro lugar os meios de hospedagem, com 499 selos emitidos (empreendimentos de hospedagem e alimentação respondem por um terço do total dos registros aprovados).

Para solicitar o selo, o estabelecimento precisa adotar os protocolos necessários para seu segmento de atuação. Os meios de hospedagem, por exemplo, além de protocolos básicos, precisam seguir os específicos, essenciais e transversais e por setores (recepção, limpeza e alimentação, por exemplo).


Crédito foto: Roque Tomazeli

ÚLTIMAS NOTÍCIAS