1/2
  • Por Roque Tomazeli

Ranolfo Vieira Júnior é o novo governador do Estado

Atualizado: 5 de abr.

Em solenidade no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, na quinta-feira, 31 de março, Eduardo Leite (PSDB) transmitiu definitivamente o cargo de governador do Estado do Rio Grande do Sul para Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), até então vice-governador e secretário da Segurança Pública.

Governador Eduardo Leite, que renunciou ao cargo, na transmissão do cargo para Vieira Júnior


O NOVO GOVERNADOR

Natural de Esteio (7 de abril de 1966), Ranolfo Vieira Júnior é servidor público há 36 anos. Formado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) em 1996, ingressou na Polícia Civil em 1998, como delegado. Dirigiu o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) por seis anos.


Foi Chefe de Polícia do RS por quatro anos, quando criou o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), e presidiu o Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil. Foi Secretário de Segurança Pública de Canoas entre 2017 e 2018.


É professor licenciado da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), onde trabalhou por 14 anos. Também lecionou na Academia da Polícia Civil (Acadepol/RS) por 10 anos. A partir de 2019, foi vice-governador e secretário da Segurança Pública.


Crédito foto: Felipe Dalla Valle - Palácio Piratini


Texto atualizado em 5 de abril, às 10h50. Na legenda, é "renunciou ao cargo" e não como havia constado.