1/2
  • Por Roque Tomazeli

Projeto itinerante com Bus da Cultura abre inscrições

Um ônibus adaptado para trabalhar a descentralização cultural em Gramado deve operar no segundo semestre deste ano. Nesse sentido, a Secretaria da Cultura e o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) selecionam artistas e oficineiros.

Ônibus preparado para levar projeto cultural para os bairros de Gramado

Conforme o secretário da Cultura, Ricardo Bertolucci Reginato, o “Bus da Cultura” pretende levar apresentações e oficinas aos bairros, democratizando os acessos e oferecendo cultura gratuita e acessível à população.


PARTICIPAÇÃO

Artistas e oficineiros interessados em participar do projeto, que será custeado com recursos do Fundo Municipal de Cultura, podem mandar suas propostas de atividades para:


cultura@gramado.rs.gov.br.


Cada apresentação artística (música, artes cênicas e performáticas) receberá um cachê de R$ 1 mil e deverá ter no mínimo uma hora de duração. No caso de oficina (artesanato, artes visuais, artes plásticas, patrimônio ou demais atividades culturais), o valor é de R$ 500 de remuneração e deverá apresentar no mínimo uma hora e meia de duração – o oficineiro ficará responsável pelo material utilizado na ocasião.


Todo projeto enviado será avaliado e selecionado por uma comissão formada por membros do CMPC e da Secretaria da Cultura. A previsão é de uma apresentação artística e uma oficina por rodada.


Segundo a organização, as temáticas serão diferentes de acordo com o mês da apresentação. Confira:


Junho: Conscientização ambiental;


Julho: Amizade (Dia do Amigo);


Agosto: Patrimônio;


Setembro: Literatura – FiliGram;


Outubro: Dia das Crianças;


Novembro: Consciência Negra;


Dezembro: Natal.

Crédito foto: Roque Tomazeli