1/2
  • Por Roque Tomazeli

Pioneirismo: Câmara de Gramado adere ao movimento de igualdade Ele por Elas

Em ação apontada como inédita a nível nacional, a Câmara Municipal aderiu na segunda-feira, 31, ao movimento de igualdade de gênero Eles por Elas. A campanha é promovida a nível mundial pela ONU Mulheres – e pretende incentivar os homens a agirem como parceiros de mulheres na solução da desigualdade social.

Vereadores exibem documento de adesão, observados pelo deputado Edegar Pretto na tela


A assinatura do termo de compromisso foi acompanhada virtualmente pelo coordenador do Comitê Gaúcho Impulsor do Movimento Eles Por Elas, deputado estadual Edegar Pretto (PT).


Para o presidente da Câmara, vereador Professor Daniel (PT), o Legislativo expõe sua intenção de gerar um debate municipal referente à igualdade de gênero.


A campanha já foi aderida por celebridades como o cantor Marcelo D2 e os atores Bruno Gagliasso e Mateus Solano. A atriz britânica Emma Watson é embaixadora do Eles por Elas na ONU Mulheres.

COMPROMISSO

Quem adere ao programa assume compromisso com a causa da igualdade de gênero, articulando adesões individuais em prol do movimento; promoção de atividades de mobilização do Eles por Elas; disseminação de boas práticas de governos, universidades, empresas, sociedade civil e mídia em favor da igualdade de gênero e do empoderamento das mulheres; visibilização à diversidade de homens e meninos brasileiros engajados em novas masculinidades; e revelação de experiências concretas e novas práticas de igualdade de gênero.


A Câmara Municipal deverá realizar ou incentivar encontros, conferências e eventos especiais destinados a ampliar a consciência da importância dos homens para a igualdade de gênero.


Além disso, também caberá ao Legislativo estimular a criação de estruturas fiscalizatórias e propositivas de políticas públicas de gênero.

Crédito foto: Paulo Vargas CM