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  • Por Roque Tomazeli

Pensando no futuro, a Gramado Film Commission começa a ser desenvolvida

Atrair e facilitar a produção audiovisual, fomentar o mercado local e desenvolver a indústria do cinema são metas da Secretaria da Cultura e da Secretaria de Turismo com a elaboração da Gramado Film Commission (Gramado FC).

Museu do Cinema e Palácio dos Festivais no Centro de Gramado


Um projeto que, em síntese, busca a atração de produções audiovisuais, facilitação dos trâmites burocráticos, licenças para gravações e fomento ao mercado do audiovisual local na cidade que já é famosa por seu prestigiado Festival de Cinema.


Conforme o secretário da Cultura, Ricardo Bertolucci Reginato, a demanda por streaming tem fortalecido o mercado do audiovisual e, com grandes players adquirindo produções do mundo todo, houve um aquecimento importante no segmento.


– Tão logo a pandemia reduzir seu impacto social, deve haver uma grande demanda reprimida de produções a serem rodadas no Brasil. Cidades que já possuírem suas film commission certamente sairão na frente na captação dessas produções que, além potencializarem destinos turísticos, ainda gerarão receita aos cofres públicos – disse.


De acordo com a projeção, o próximo passo da elaboração da Gramado FC é de formação do grupo de trabalho responsável pelo desenvolvimento completo da entidade – composto de secretarias, Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias (SindTur); Gramado, Canela Convention & Visitors Bureau; Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel); Conselho Municipal de Política Cultural; Museu do Festival de Cinema; e Conselho Municipal da Publicidade e da Propaganda de Gramado (COMPRUG).


FILM COMMISSION

A Secretaria da Cultura explica que uma comissão fílmica (film commission, em inglês) é uma organização, normalmente estatal ou paraestatal, que se dedica a atrair e incentivar a realização de produções audiovisuais no seu local de atuação.


E com dois objetivos: atrair produções audiovisuais e apoiar o trabalho de produtores de todos os formatos de conteúdo audiovisual (filmes, séries de televisão, documentários, publicidade, por exemplo) nas filmagens ou photoshoots em uma determinada localidade, realizando a interface entre os produtores e as instâncias governamentais e privadas da região.


Crédito foto: Roque Tomazeli