1/2
  • Por Roque Tomazeli

Pedágios: audiência pública trata da concessão da RS 115 e RS 235

A Câmara Municipal promoveu na quarta-feira, 16, uma audiência pública para tratar da concessão da RS 115 e RS 235 à exploração da iniciativa privada. As duas rodovias são os principais acessos a Gramado

Audiência no Teatro Elizabeth Rosenfeld contou com a presença de autoridades locais e estaduais


De acordo com dados apresentados, a proposta do governo do Estado é referente à concessão de aproximadamente 1,1 mil quilômetros de rodovias – 20 estradas que envolvem 73 municípios e em torno de um terço da população gaúcha.


Conforme o secretário extraordinário de Parcerias do RS, Leonardo Busatto, a concessão poderá ser de até 30 anos, que é o que a legislação permite e o tempo que a empresa teria para realizar investimentos e conseguir seu retorno financeiro.


PLANO DE CONCESSÃO

No plano apresentado como proposto pelo Estado, o primeiro ano de concessão seria referente a trabalhos obrigatórios a exemplo de tapa-buraco, sinalização e pintura.


Do segundo ao quinto ano seria efetuada a recuperação do asfalto – com duplicações e triplicações que seguem até o ano 25.


A indicação é de R$ 3,9 bilhões de investimento até o final da concessão – sendo R$ 1,6 bilhão nos cinco primeiros anos. Deste total, 73% da malha deverá ter pista dupla.


Crédito foto: Paulo Vargas CM