1/2
  • Por Roque Tomazeli

Para eliminar distorções, TCE passa a avaliar informações sobre vacinação contra a covid-19

Em ofício enviado aos gestores, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) comunicou que passará a avaliar a transparência das administrações públicas no processo de vacinação contra a covid-19. Neste sentido, serão analisados sites oficiais de transparência dos municípios e do Estado.

Nos procedimentos de vacinação, Tribunal de Contas passa a fiscalizar gestores nos municípios e no Estado


O objetivo é garantir que a população obtenha informações claras e úteis sobre a vacinação em sua localidade. Para orientar os gestores sobre como proceder e sobre os critérios que serão avaliados, o TCE-RS disponibilizou um manual.


A ação seguirá o calendário apresentado pelo governo do Estado, que prevê a vacinação de toda a população gaúcha acima dos 18 anos até 20 de setembro, período em que será feita a avaliação.


Os critérios considerados pelo TCE são a disponibilidade de informações sobre a segurança, eficácia, potenciais riscos e benefícios de cada uma das vacinas contra a covid-19 utilizadas em cada município; a divulgação de endereços, telefones, horários de funcionamento das unidades de saúde que estão realizando a vacinação, bem como da documentação necessária para o procedimento; além de dados sobre o quantitativo de pessoas nos grupos prioritários e por faixa etária.


Os resultados da avaliação serão divulgados no site oficial do Tribunal de Contas.


Crédito foto: divulgação TCE