1/2
  • Por Roque Tomazeli*

Pagamento do IPVA com maior desconto segue até segunda, 31

O prazo para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2022 com descontos que podem chegar a 28% termina na segunda-feira, 31. Quem pagar ainda em janeiro garante uma redução de 10% pela antecipação. Para o desconto máximo é preciso somar os benefícios de Bom Motorista e Bom Cidadão.

Pagamento do IPVA em janeiro garante descontos maiores


A Taxa de licenciamento e eventuais multas podem ser pagas separadamente do IPVA. Para quitar o IPVA, o proprietário precisa apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou a placa e o Renavam do veículo.


PARCELAMENTO

Outra possibilidade de pagamento do IPVA é o parcelamento em seis vezes com desconto. Para isso, o proprietário do veículo precisa pagar a primeira parcela até o dia 31, com 10% de desconto. As próximas duas parcelas serão em fevereiro, até o dia 25 com redução de 6%, e março, até o dia 31 com desconto de 3%.


Além dos descontos pela antecipação, o proprietário que optar pelo parcelamento pode obter os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão, se tiver direito.


ONDE PAGAR

Presencial, aplicativos ou pelo internet banking dos bancos credenciados: Banrisul, Sicredi, Bradesco e Banco do Brasil (os dois últimos somente para clientes).


Opção de Pix disponível, podendo o pagamento ser efetuado em mais de 760 instituições relacionadas.


DADOS DO VEÍCULO

Os dados relativos ao veículo como o valor do IPVA, multa e pendências podem ser acessados no site www.ipva.rs.gov.br ou por meio do aplicativo do tributo (IPVA RS) disponível gratuitamente para dispositivos móveis nas lojas App Store e Google Play.


FROTA DE VEÍCULOS

Frota total do Estado 2021: 7.262.038;

Frota pagante de IPVA: 53,9%;

Frota isenta de IPVA: 46,1%.


*Com Ascom RS


Crédito imagem: Ascom RS