1/2

Ontem e hoje: Memória do Universo Ferroviário na História de Gramado

O ambicioso projeto de Wanderley Cavalcante, Alex Juarez Müller e Eduardo da Silva, com revisão de Lisiane Pinto dos Santos, contemplado em edital de 2021 da Secretaria da Cultura (Concurso Retomada Cultural), pretende reconstruir a “Memória do Universo Ferroviário na História de Gramado”.

Estação Férrea da Várzea Grande (já restaurada, em foto de 2017), hoje Museu do Trem de Gramado


A ideia é de perpetuar na memória coletiva parte da história do Município construída a partir dos trilhos do trem, entre os anos de 1919 e 1963, período da linha Taquara-Canela, segundo relato dos autores da obra.


SÍTIO HISTÓRICO

Apresentado no trabalho como um local, uma área, um território, que tem significado histórico, com mapeamento, documentação, organização e pesquisa para preservação. Isto é: percurso, caminho com edificações, pontos históricos, memórias afetivas e imagens, possibilidades de novas pesquisas, registros, informações e tudo que possa oferecer o retrato de uma época.


Ainda fazem parte do projeto o livro digital “Gramado nos caminhos do trem” e o Curso EaD (Educação a Distância) Introdução à história ferroviária de Gramado.


REALIZAÇÃO

Karahá História e Cultura.


Saiba mais em:

https://www.facebook.com/100001305357841/posts/5054482637938531/?sfnsn=wiwspmo


Crédito foto: Roque Tomazeli