1/2
  • Por Roque Tomazeli

Obra do gasoduto piora trechos do passeio público na Avenida das Hortênsias

A acessibilidade do calçamento para pedestres ao longo da Avenida das Hortênsias, na ligação Gramado– Canela (também conhecida como RS 235 e Rodovia Walter Bertolucci) piorou em vários trechos depois da obra do gasoduto da Sulgás.

Trecho com rejunte de péssimo acabamento deixou lajes soltas (foto de domingo, 20)


Originalmente, o passeio público foi entregue no governo Collares (1991–1995), mas a conservação nunca foi feita e ainda hoje se discute de quem é a atribuição: governo do Estado, Prefeitura ou proprietários dos terrenos?

Trecho em obras, no mês de maio de 2021


De qualquer modo, o gasoduto da Sulgás (lado esquerdo no sentido Gramado– Canela), obra iniciada em 2021, deixou o piso para pedestres com mais buracos, lajes soltas e até ausência de reposição das pedras.

Trecho atual


SULGÁS

A Sulgás é a empresa responsável pela distribuição de gás natural canalizado no Rio Grande do Sul e até 2021 atuava como uma sociedade de economia mista, tendo como acionista o Estado do RS (51%) e a Petrobras Gás S.A (49%).

Trecho em obras, no mês de maio de 2021


Em janeiro de 2022, a Compass Gás & Energia concluiu a compra das ações pertencentes ao Estado, passando à condição de acionista majoritária.


Não há mais obras nos locais mostrados.


Fotos: Roque Tomazeli