1/2
  • Por Roque Tomazeli*

MTur mapeia iniciativas de Turismo Gastronômico no País

O Ministério do Turismo (MTur) iniciou um mapeamento de programas, projetos, ações e eventos realizados no País relacionados ao Turismo Gastronômico. A ideia é construir um calendário tanto para divulgação quanto para o desenvolvimento de políticas públicas de apoio desse segmento.

Tradicional Festa da Colônia de Gramado tem perfil para inscrição na proposta do MTur


A participação é aberta a órgãos públicos da esfera federal, estadual e municipal, além de instituições de fomento, como o Sistema S, e outras organizações que desenvolvam iniciativas relacionadas ao setor.


Na plataforma online (https://turismogastronomico.tur.br/) podem ser cadastradas, até o dia 10, iniciativas como eventos, festivais, projetos de qualificação profissional, roteiros e rotas, entre outras diretamente ligadas ao Turismo Gastronômico.


NO BRASIL E PELO MUNDO

Dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) apontam que a gastronomia é o terceiro maior impulsionador de viagens no mundo.


No Brasil, a gastronomia movimenta cerca de R$ 250 bilhões por ano, segundo cálculos da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).


E, conforme estudo realizado pelo MTur (Demanda Turística Internacional), a gastronomia é um dos itens mais bem avaliados por estrangeiros em visita ao País – oito em cada dez turistas internacionais aprovaram a gastronomia brasileira em 2019.


Crédito foto: divulgação PM (2017)


*Com Assessoria de Comunicação do MTur.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS