top of page
  • Por Roque Tomazeli

Liberdade econômica: em ranking nacional que RS lidera, Gramado tem 397 casos

Com 770 atividades, o Estado alcançou o primeiro lugar no Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças para abertura de empresas e negócios, referente ao segundo trimestre de 2023. A listagem foi publicada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDICS) na quinta-feira, 27 de julho. Gramado aparece 397 com dispensas (no RS Bagé é citado como o primeiro, com 765 casos - terceiro no País).

Dispensa de alvarás e licenças para atividades econômicas em Gramado é de 397 casos


No trimestre anterior, o RS dividia a sétima posição da lista com outras 17 unidades da federação, apresentando 300 atividades econômicas dispensadas de licenças, número que subiu para 770 na avaliação mais recente.


A ampliação no número de atividades consideradas de baixo risco ambiental, de incêndio e sanitário no Estado foi aprovada em março de 2023, com a conclusão de um trabalho iniciado em 2020.


SOBRE O RANKING

Elaborado trimestralmente pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDICS), o ranking fornece indicadores relativos ao quantitativo de atividades econômicas dispensadas de alvarás e licenças nas unidades da federação, nos termos da Lei 13.874/2019.


Crédito foto: Roque Tomazeli

Comentarios


bottom of page