1/2
  • Por Roque Tomazeli

Legislativo e Executivo discutem quadro da saúde pública em razão do coronavírus

Vereadores e representantes da Prefeitura avaliaram na terça-feira, 2, em encontro virtual, o estágio da saúde pública em Gramado em razão dos efeitos do coronavírus. Ações como atendimento à Imprensa, sanitização e controle contra aglomerações foram destacadas.

Presidente da Câmara Municipal, vereador Professor Daniel (PT), participou da sessão - foto arquivo


As medidas citadas pelos representantes da Prefeitura para este período consistem em reuniões diárias do Gabinete de Crise, atendimento imediato à Imprensa, sanitização de espaços públicos e controle de aglomerações por meio de fiscalizações.


“Também estamos realizando reuniões com entidades, ampliamos o atendimento da Tenda Covid, aumentamos as testagens e orientamos a população a buscar atendimento assim que surgirem os sintomas”, explicou o coordenador do Centro de Operações de Emergências (COE), Ubiratã de Oliveira.


BALANÇO

Segundo dados de fevereiro de 2021, revelados pelo secretário da Saúde, Jeferson Moschen, os atendimentos na Tenda Covid alcançaram 3.380 pessoas, coletados 1.247 testes PCR e, até o início desta semana (1º de março), 2.100 pessoas vacinadas.


“Neste momento postergamos atendimentos de especialidades para também podermos focar integralmente no combate ao coronavírus”, disse Moschen.


O alerta mais expressivo para o momento veio do diretor do Hospital São Miguel, Marcio Slaviero, e se refere à prevenção e ao distanciamento social.


“Percebemos que grande parte das contaminações acontece em ambiente doméstico. Por isso, reiteramos que este período de bandeira preta não é de férias, mas para diminuir a contaminação”, apontou.


Participaram da sessão virtual vereadores, o secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico e coordenador do COE, Ubiratã de Oliveira, o secretário da Saúde, Jeferson Moschen, a procuradora-geral do Município, Mariana Melara Reis, e o diretor do Hospital São Miguel, Marcio Slaviero.



Crédito foto: divulgação CM