1/2
  • Por Roque Tomazeli

Em meio a cobranças, mortes de residentes por covid-19 cessam, mostra boletim do COE

Desde o dia 8, as atualizações dos boletins epidemiológicos do Centro de Operações de Emergências (COE) de Gramado não registram casos de óbitos de pessoas residentes no Município, em razão do coronavírus (132, no total). Contudo, na Câmara Municipal e nas ruas, existem cobranças de mais rapidez na aplicação das vacinas e mudança na forma de atendimento.


A Prefeitura, por outro lado, afirma, em nota (abaixo) publicada nesta terça-feira, 29, que trabalha conforme recebe as dose.


Abaixo, boletim do dia 28

Abaixo, para comparar, boletim do dia 8

SUGESTÕES

Sugestões, que aparecem com frequência nas ruas, são no sentido de estender a aplicação das vacinas aos sábados e também em unidades da Secretaria da Saúde, onde o paciente possa ir inclusive a pé.


– Aos sábados, as pessoas nem sempre trabalham – argumenta um empresário, que prefere não se identificar.


– E a possibilidade de ir a pé facilita para quem não tem carro, pois dispensa o acompanhamento de um motorista – avalia um popular.


O caso relacionado à Câmara Municipal é abordado na nota da Prefeitura. Confira:


VERSÃO DA PREFEITURA


Nota de Esclarecimento sobre a aplicação de vacinas contra a Covid-19


A Prefeitura de Gramado, por meio do Gabinete de Crise da Covid-19 e da Secretaria da Saúde, vem a público esclarecer eventuais equívocos cometidos durante a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Gramado realizada na noite desta segunda-feira (28). Na ocasião foi dito por um vereador, que o município de Gramado teria supostamente aplicado doses da vacina contra o coronavírus em turistas, porém cabe salientar que, a cidade possui uma grande população de veranistas, ou seja, pessoas que possuem domicílio na cidade, portanto com documentos comprobatórios necessário para garantir o recebimento do imunizante. Sendo exigidos documento com foto, CPF, Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e/ou COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA. Por fim, é necessário reafirmar que estamos empenhados na vacinação de toda a nossa população, na medida que novas doses da vacina são entregues ao município imediatamente são aplicadas nos públicos-alvo elencados pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19. Todo processo é transparente e possui o acompanhamento do Conselho Municipal de Saúde e Ministério Público de Gramado.


Gramado, 29 de junho de 2021.

Prefeitura Municipal de Gramado


Crédito imagens: divulgação PM