1/2
  • Por roque Tomazeli

Eleições 2022: Lula tem 41% dos votos contra 24% de Bolsonaro, mostra pesquisa Exame/Ideia

Pesquisa Exame/Ideia, publicada na quinta-feira, 13, mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) receberia 41% dos votos no primeiro turno, seguido pelo atual presidente Jair Bolsonaro (PL), com 24%. O ex-juiz Sergio Moro (Podemos) aparece com 11%, o ex-governador Ciro Gomes (PDT) teria 7% e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), receberia 4% dos votos para presidente.

Resultado que dá vantagem a Lula reflete a posição do eleitor no dia da pesquisa

De acordo com a publicação, a pesquisa faz parte de um projeto que une a Revista Exame e o Ideia (instituto de pesquisa especializado em opinião pública).

A sondagem ouviu 1,5 mil pessoas entre os dias 9 e 13 de janeiro. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

A Revista Exame informa que a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-03460/2022.

Confira o resultado do cenário com consulta estimulada para o primeiro turno: Lula (PT): 41%; Bolsonaro (PL): 24%; Sergio Moro (Podemos): 11%; Ciro Gomes (PDT): 7%; João Doria (PSDB): 4%; Rodrigo Pacheco (PSD): 1%. Ninguém/branco/nulo: 7%; Não sabem: 4%; Outros candidatos citados não pontuaram. SEGUNDO TURNO O ex-presidente Lula igualmente venceria todos os demais candidatos em um eventual segundo turno.

No caso de uma disputa com Bolsonaro (o segundo colocado nesta pesquisa), Lula obteria 49% dos votos e o atual presidente 33.


Alguns dos principais meios de comunicação do País também publicaram no todo ou em parte esta pesquisa.


Crédito foto: divulgação Diretório Nacional do PT