1/2
  • Por Roque Tomazeli

Edição 50 do Festival de Cinema de Gramado com inscrições abertas

A edição 50 do Festival de Cinema de Gramado, de 12 e 20 de agosto, recebe a partir desta terça-feira, 15, inscrições para as mostras competitivas de longa-metragem brasileiro (LMB), longa-metragem estrangeiro (LME), longa-metragem documental (LMD) e curta-metragem brasileiro (CMB).

Palácio dos Festivais, no Centro de Gramado


Podem se inscrever filmes do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela concluídos de 1° de maio de 2020 em diante.


São 12 categorias premiadas com o Kikito para LMB, seis para LME, 10 para CMB e Melhor Filme para longa-metragem documental (LMD).


As inscrições para as mostras competitivas de longa-metragem gaúcho (LMG) e curta-metragem gaúcho (CMG) ainda não têm as datas definidas.


DOCUMENTÁRIOS

A partir deste ano, o Festival de Cinema passa a contar com uma mostra competitiva dedicada especialmente ao gênero. Serão cinco filmes selecionados que concorrerão ao Kikito de Melhor Filme de Longa-Metragem Documental.


Os longas documentais, assim como os longas brasileiros e estrangeiros, serão selecionados pela equipe curatorial do evento, composta pelo crítico de cinema e professor universitário Marcos Santuario, pela atriz e cantora argentina Soledad Villamil, e pela atriz, roteirista e cineasta Dira Paes.

Atriz Dira Paes


Os selecionados terão uma janela de exibição diferenciada: os cinco filmes serão veiculados pelo Canal Brasil, dentro da programação do Festival de Cinema, e disponibilizados no Globoplay durante o evento – o escolhido pelo júri será exibido no Palácio dos Festivais como filme de encerramento da edição.


INSCRIÇÕES

www.inscricoescinema.com.br


Prazo: 20 de abril, às 23h59.


Regras e critérios para participar da seleção disponível em:


www.festivaldegramado.net


Crédito foto Palácio dos Festivais: Roque Tomazeli


Crédito foto Dira Paes: Renan Oliveira