1/2
  • Por Roque Tomazeli*

Dos 30 mil Selos Turismo Responsável no País, Gramado tem 222

O Ministério do Turismo (Mtur) alcançou 30 mil “Selos Turismo Responsável, Limpo e Seguro” emitidos em todo o País. No RS, Gramado está em segundo lugar, com 222 selos (Porto Alegre lidera, com 339). O selo é uma sinalização visual que identifica estabelecimentos e guias de turismo que assumem protocolos de biossegurança para proteger turistas e trabalhadores contra a covid-19.

Hotel Casa da Montanha, em Gramado, exibe selo em seu site


O selo está disponível para 15 segmentos turísticos. Cada um possui um protocolo sanitário específico, elaborado em parceria com empresas e instituições ligadas ao setor (trade), a partir de diretrizes internacionais. Os documentos foram validados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


Os segmentos com maior número de adesão ao selo são: agências de turismo (8.839), meios de hospedagem (6.390), guias de turismo (4.295), transportadoras turísticas (3.658) e restaurantes, cafeterias, bares e similares (2.583). Já os estados que registraram a maior adesão à iniciativa são: São Paulo (5.801), Rio de Janeiro (3.943), Rio Grande do Sul (2.406), Minas Gerais (2.401) e Alagoas (1.854).


GRAMADO

Em Gramado, meios de hospedagem (118), prestadores especializados em segmento turístico (23), restaurantes, cafeterias, bar e similares (21) e agências de turismo (20) são os setores que aparecem como os mais certificados com o selo.


ADESÃO

O interessado em solicitar o selo precisa, primeiro, estar com a situação regular no Cadastur, que é o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos. O cadastro é rápido, gratuito e pode ser feito on-line clicando em:


cadastur.turismo.gov.br


Crédito foto: Roque Tomazeli


*Com Ascom Mtur