top of page
  • Por Vilson Covatti*

A pluralidade do turismo gaúcho

A principal função da Secretaria de Turismo é compreender o potencial de cada região e transformá-lo em produto. Encontramos na cultura e no estilo de vida um diamante bruto que pode e deve ser lapidado, até que se perceba como rota de interesse para o turismo regional, estadual, nacional e até mesmo internacional.

Secretário Vilson Covatti


A originalidade de um produto representa um grande atrativo, e a circulação de pessoas em busca de novas experiências estimula polos de desenvolvimento de economia e renda.


O turismo rural já é uma referência do RS, Estado que se orgulha da história tão marcada pelas origens germânicas, italianas e portuguesas que nos distinguem. Podemos assim explorar, junto a essa peculiaridade, a agricultura familiar em uma sincronicidade que utilize as vivências da vida campeira, somada ao modelo de sustentabilidade local, que tão bem é mantido pelos produtores rurais.


Nesses contextos, há uma infinidade de experiências que atuam como chamariz de visitantes: culinária típica, contato com o sotaque característico, visitas a paisagens rurais e, claro, a hospitalidade tão reconhecida dos nossos agricultores.


Ao valorizar e investir nessa segmentação do nosso turismo, acrescentamos um novo modelo de geração de renda e emprego, fincado na agricultura familiar e propulsor de prosperidade que acaba por manter o homem do campo no local a que ele pertence e ama; o próprio campo.


Se pensarmos na atração e fluxo de renda, o visitante que vem do exterior sabidamente aprecia e valoriza a sustentabilidade, a diversidade, os aspectos regionais e culturais.


Queremos ser agentes propulsores de novos produtos turísticos, com rotas estruturadas e sustentáveis, em todas as 27 regiões turísticas do Estado, sejam elas urbanas ou rurais.


E o que nos possibilita uma ação efetiva e transversal nas diversas culturas é a qualificação do time desta pasta e a minha ampla experiência sobre cultura e economia regional, sob a perspectiva da uma vida parlamentar sempre empenhada na valorização do campo e do produtor rural.


*Secretário do Turismo do RS


Crédito foto: Luiz Guerreiro


(Texto publicado originalmente dia 14, no site do Governo do Estado)


Comentários


bottom of page