- Por Roque Tomazeli
49ª edição do Festival de Cinema de Gramado inscreve curtas e longas gaúchos
As inscrições para o Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas e para a Mostra de Longas-Metragens Gaúchos seguem até às 23h59 do dia 25 de maio.
Kikito é a maior premiação do Festival de Cinema de Gramado
Esta é a 18º vez que o Festival de Cinema de Gramado e a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul promovem a mostra.
Os participantes concorrem ao troféu de “melhor” em 13 categorias: filme, ator, atriz, direção, roteiro, fotografia, montagem, direção de arte, música, edição de som, produção/produção executiva, júri da crítica e menção honrosa.
Mantendo o compromisso com as produções locais, o festival amplia o reconhecimento concedido aos longas gaúchos e, em 2021, anuncia mais uma categoria de premiação para a mostra.
Segundo a organização do evento, além do Kikito de Melhor Filme de Longa-Metragem Gaúcho, este ano as obras selecionadas também disputarão o troféu de Melhor Filme de Longa-Metragem Gaúcho do Júri Popular.
Regulamentos no site:
BRASILEIROS E LATINOS INSCRITOS
No total, 760 filmes foram inscritos: 133 longas-metragens brasileiros, 45 longas-metragens estrangeiros e 582 curtas-metragens brasileiros participarão da seleção.
Produções de 23 Estados e do Distrito Federal estão entre os inscritos. São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Paraná e Minas Gerais concentram o maior número de produções.
Entre os inscritos estrangeiros aparecem produções de países como Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, México, Peru e Uruguai.
A 49ª edição do Festival de Cinema de Gramado deve acontecer entre os dias 13 e 21 de agosto de 2021.
Crédito foto: Diego Vara
Comentarios