1/2
  • Por Roque Tomazeli*

Uso de celular ao volante é a terceira maior causa de morte no trânsito

Dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) revelam que o uso do celular ao volante é a terceira maior causa de mortes no trânsito brasileiro, ficando atrás do excesso de velocidade e da embriaguez do condutor do veículo.

Crédito foto: Pedro França | Agência Senado

Estudos apontam que as reações dos motoristas ficam até 35% mais lentas enquanto leem ou escrevem mensagens de texto. O Código de Trânsito Brasileiro tipifica como infração gravíssima o manuseio do celular ao volante.

A conduta é responsável por cada vez mais acidentes, com e sem vítimas. De acordo com o Detran-RS, foram 54.563 infrações relacionadas ao uso do telefone móvel registradas em todo Estado entre janeiro e setembro de 2018.

No ano passado, 76.829 condutores foram autuados pelo uso do celular para fazer ligações, mandar mensagens de texto ou áudio, mexer em aplicativos, usar a internet, entre outros. Falar ao celular utilizando a conexão via bluetooth também é proibido por lei.

Para alertar os motoristas sobre o perigo de usar o celular enquanto dirigem, o Detran lançou a campanha "Uma mensagem pode interromper a sua vida".

* Com Secom RS.

#DetranRS #CódigodeTrânsitoBrasileiro #RepórterGramado