História: Memorial Walter Bertolucci no tempo e no espaço de Gramado
O ambicioso projeto de reconstituir a trajetória do homem e do político que foi vereador, primeiro prefeito de Gramado e deputado estadual pode ser conferido em www.memorialwalterbertolucci.com.br – um acervo documental com fotos, vídeos, textos e o programa de rádio “Walter Bertolucci e sua Época”.
Walter Bertolucci, prefeito Pedro Bertolucci, Nailor Balzaretti, governador Alceu Collares e vice-prefeito Enoir Zorzanello (encontro na casa de Pedro, provavelmente em 1992)
A construção da narrativa do Memorial Walter Bertolucci transcorre a partir do ambiente social de Gramado, por volta de 1930 (era quando o menino Walter, a cavalo, entregava leite nas portas), e segue até 1969, quando ele teve seu segundo mandato de prefeito cassado pela ditadura militar (1964 – 1985).
E, ainda, não é tudo. Um livro está em via de ser publicado, registrando mais aspectos da vida empresarial, política e familiar de Walter Bertolucci (1921 – 2008).
O ‘Memorial Walter Bertolucci’ é anunciado como uma iniciativa privada e financiado por familiares de Walter Bertolucci.