1/2
  • Por Roque Tomazeli

Vacinação contra poliomielite e sarampo neste sábado, 18

Neste sábado, 18, os postos de Saúde do Centro (foto), CAIC, Várzea Grande e Pórtico II estarão abertos (das 8h às 17h, sem intervalo) para o ‘Dia D’ da vacinação contra o sarampo e a poliomielite.

Crédito foto: Roque Tomazeli | RG

Em Gramado, o público-alvo é formado por 1.744 crianças de um a quatro anos, 11 meses e 29 dias que residem no Município. A meta é imunizar 95% delas – 1.657 crianças.

De acordo com a Secretaria da Saúde, até agora, foram aplicadas 498 doses da vacina, o que representa 28,56% da meta estipulada.

A campanha da vacinação contra o sarampo e a poliomielite segue até o dia 31 de agosto.

SARAMPO

Doença infecciosa, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir para complicações e óbitos, especialmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o RS tem 13 casos confirmados.

POLIOMIELITE

Paralisia infantil. É uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Nesta campanha, a vacinação é indiscriminada, ou seja, indicada para todas as crianças dessa faixa etária, independente se estão com as doses de rotina em dia ou não.