- Por Roque Tomazeli*
RS tem 8,3 milhões de eleitores
O Rio Grande do Sul tem ao redor de 8,3 milhões de eleitores (no Brasil são cerca de 147,3 milhões). Além do voto para presidente da República, o RS elege 31 deputados federais, 55 deputados estaduais, dois senadores e o governador do Estado.
As informações são do Cadastro Eleitoral, banco de dados oficial sobre o eleitorado brasileiro, e referem-se às estatísticas auditadas até o final de julho após o fechamento do cadastro, no dia 9 de maio.
EVOLUÇÃO
Em relação às últimas eleições gerais, que aconteceram em 2014, o eleitorado do Estado diminuiu em 37.301 pessoas.
GÊNERO E NOME SOCIAL
Segundo dados do Cadastro Eleitoral, a maior parte do eleitorado gaúcho pertence ao gênero feminino – 52,5% do total.
Neste ano, o TSE aprovou a possibilidade dos eleitores transexuais e travestis serem identificados pelo nome social. Pela primeira vez no Brasil, estes eleitores terão registrados o gênero e nome pelos quais se reconhecem no título de eleitor e no caderno de votação.
No RS, 330 eleitores atualizaram seus dados na Justiça Eleitoral para serem reconhecidos por seu nome social nas Eleições 2018.
FAIXA ETÁRIA
A maior parte da população do Estado apta a votar está entre os 35 e 39 anos (10,11 %). Em segundo lugar, aqueles entre 30 e 34 anos (9,72 %).
GRAU DE INSTRUÇÃO
As estatísticas registram que a maior parte dos eleitores do Rio Grande do Sul tem o ensino fundamental incompleto (31,95 %), seguido por aqueles que têm o ensino médio completo (20,11 %).
ESTADO CIVIL
As estatísticas também revelam que 55,6 % dos eleitores estavam solteiros no momento do registro ou atualização do cadastro. Já 35,46 % se declararam casados.
* Com Imprensa TRE-RS.